Índice
Várzea Grande ganhou destaque nacional nesta quarta-feira (2), com a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, às obras do primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso, localizado no município. Acompanhada pela prefeita Flávia Moretti, a ministra avaliou o progresso do complexo e do acesso viário, uma infraestrutura crucial sob a responsabilidade da prefeitura que está em fase final de execução. O empenho da gestão municipal é um fator-chave para a concretização desse projeto ambicioso.
A visita de Luciana Santos integrou a programação oficial da 4ª edição do evento "Cidades Inovadoras", sediado em Cuiabá. A comitiva de alto nível incluiu o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o diretor do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rafael Bastos, e a reitora da Unemat, professora Vera Maquêa. Representantes das bigtechs (Gooogle, Lenovo). Representando o município de Várzea Grande, responsável técnico pelos assuntos estratégicos de inovação Hebert Paes (Chefe de Gabinete de Assuntos Estratégicos) os secretários Celso Pereira (Obras), Mário Quidá (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo) e Ina de Maria (Assuntos Estratégicos) também participaram da agenda, reforçando o compromisso com o parque tecnológico.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância das obras de acesso, que representam a contrapartida municipal para a instalação do polo tecnológico. "Em 45 a 60 dias, entregaremos toda a infraestrutura externa, com pavimentação, calçadas, meio-fio, sinalização e iluminação pública. O compromisso da Prefeitura de Várzea Grande é garantir que tudo esteja pronto para que o Parque inicie suas atividades ainda neste ano", afirmou Moretti. As melhorias no acesso, que deveriam ter sido realizadas por gestões anteriores e causaram atrasos, foram prontamente iniciadas pela prefeita Flávia Moretti, que assinou a Ordem de Serviço em janeiro.
Allan Kardec, secretário estadual, elogiou a parceria com Várzea Grande como decisiva para o avanço do projeto. "Sem o esforço da prefeita Flávia Moretti na execução do acesso, não conseguiríamos avançar. Já temos contratos firmados para equipamentos, móveis e estrutura interna. A meta é inaugurar o Parque antes do Natal, com empresas já em operação e Várzea Grande protagonizando um novo momento da inovação em Mato Grosso", declarou Kardec, que também ressaltou a busca por recursos federais de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões para adquirir um supercomputador para o centro.
A ministra Luciana Santos elogiou a estrutura do projeto e o modelo de articulação entre governo, academia e iniciativa privada. "O Parque Tecnológico é uma das experiências mais eficazes para transformar ciência em desenvolvimento. A tríplice hélice — Estado, universidades e setor produtivo — está muito bem representada aqui. Vamos trabalhar para apoiar esse ecossistema com os editais de infraestrutura tecnológica e garantir que essa experiência de Várzea Grande avance", disse. Rafael Bastos, diretor do Parque, explicou que, além das obras físicas, o Escritório de Negócios já atua com incubação de empresas e integração com instituições como IFMT, UFMT e Unemat, que terão unidades no local. "Estamos finalizando o prédio central com 31 salas para empresas inovadoras. Com a inauguração, tudo será centralizado em Várzea Grande, fortalecendo o ecossistema regional", concluiu Bastos.
As obras de acesso, situadas na Avenida Projetada A (extensão da Avenida Universitária), compreendem um quilômetro de pavimentação em pista dupla, com terraplanagem, drenagem, imprimação e rede de água já concluídas. Os trabalhos se concentram na aplicação de asfalto e finalização de calçadas, meio-fio, sinalização e iluminação, com previsão de entrega até setembro. Com a conclusão e o apoio estadual, Várzea Grande se solidificará como o novo polo de inovação e desenvolvimento tecnológico de Mato Grosso, impulsionando a economia do conhecimento.